domingo, 2 de novembro de 2014

"Giro do Blog" parte 2

   Sou Antonio C Burrego, jornalista do blog, e o editorial de hoje, é sobre a soberania da FIFA, no futebol.
    Em 21/05/1904, dirigentes da Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça, fundaram a FIFA "federação internacional de Futebol associação".
    O desejo de quatro amigos, por organizar uma competição entre países, "Os Srs  Robert Guérin, C. A. W. Hirschiman, Henrry Delaunay e Jules Rimet",  foi o motivo da fundação da FIFA.
    Um deles foi eleito o primeiro presidente da FIFA, em 22/05/1904. A primeira tentativa de organizar o primeiro mundial, foi em 1906, e não deu certo. O motivo foi a lei de participação de atletas amadores e foi realizado na Suíça.
   A primeira competição internacional, realizada por clubes de diversos países, foi em 1908, e foi organizada por Thomas Lypiton, em Turim. Este evento não é reconhecido por não ter sido disputado por seleções.
   Os primeiros membros além dos fundadores a se filiar a FIFA, foram Argentina, Chile, Africa do Sul em 1909.
   Depois da realização de diversos jogos Olímpicos, com muito sucesso, sob organização da FIFA, em 1928 foi decidido a realização da maior festa do esporte, o primeiro campeonato mundial entre seleções do mundo. E seria realizado no Uruguai em 1930, a escolha do país sede foi devido que a celeste Olímpica, era na época a atual bi campeã.
   Em 1970, a FIFA se tornou independente financeiramente, pois ela deixou de ser uma associação e se transformou em uma verdadeira empresa gestora de negócios.
   Localizada em Zurique na Suíça, é composta por 210 filiados.
   Em toda sua história foi dirigida pelos seguintes mandatários: 
   O Francês Robert Guérin de 1904 à 1906
   O Inglês Daniel B Woolfall de 1906 à 1918, que terminou seu mandato devido a sua morte, exercendo o cargo aos 42 anos.
   O Francês Jules Rimet de 1921 à 1954.
   O Belga Rodolph W Seedrayers de 1954 à 1955. Também faleceu exercendo o cargo.
    O Inglês Arthur Drewry de 1955 à 1961. Faleceu no cargo.
    O Inglês Stanley Raus de 1961 a 1974.
    O Brasileiro João Havelange de 1974 à 1998.
    O Suíço Joseph Blatter de 1998 até os dias de hoje. 
   
  





Esmiuçando as notícias

  Na foto, estão dois blogueiros, um de Osasco o da esquerda, o outro de Barueri. Que perguntam, por que esta série de empates em casa, nas últimas rodadas?
  O de Barueri é o Adilson e o de Osasco é o Ari. 
R:- Primeiro pela capacidade técnica dos adversários, e segundo pelo alto número de desfalques. 
     Não pela qualidade técnica dos que estavam presentes, pois estão no mesmo nível ou até melhor dos que faltaram, mas pela quantidade que os adversários se apresentam, como ontem o AFUJAB, tinha no banco 8 jogadores. Neste caso podendo fazer 8 substituições, mantendo o time descansado, pois o calor estava insuportável. Enquanto nós tínhamos um reserva.
  Obrigado pelos elogios de vocês, sobre o blog, pela reportagem "Giro do Blog", e pela organização.
Ontem a equipe do "Maior de Todos" realizou sua partida n º  330 em toda sua história. Na temporada foi o jogo n º  37, sendo 19 fora de casa e 18 em casa. No próximo sábado enfrentaremos o Veteranos do Jardim Líbano, as 14,30 horas, na Arena Portão. Neste momento estamos com apenas o Zé do Carmo no departamento médico, se recuperando de problemas em duas costelas.
Sobre o jogo de ontem, o time voltou a jogar bem. Paulo César, Betão, Carlos Bombi e Cícero, realizaram uma ótima partida. Melhor ainda foi a meia cancha, com Deusdete, Silvio, Anderson e Márcio. Os atacantes lutaram e jogaram bem, Crystian, Monteiro e Ivan. A comissão técnica ficou satisfeita com o rendimento da equipe. O adversário sem dúvidas foi o melhor a jogar no segundo semestre na "Arena Portão".