sábado, 22 de março de 2014

"Evolução tática, em todos os tempos"

  A evolução tática, no decorrer dos anos, foi enorme. 
  Desde o primeiro time, até os dias de hoje, sempre tinha um plano tático. 
  O primeiro esquema utilizado, era um simples 4 x 4 x 2. Formava se um quadrado na meia cancha, os laterais tinham obrigação de apoiar e muito.
  Nos mesmos jogos, tinha diversas variações, como um 4 x 3 x 3, puro e simples, dependendo do resultado, ou da mesma forma um 4 x 5 x 1. 
  Este sistema permaneceu por 2 anos. Era bastante desgastante, mas como time era novo, foi uma forma de implantar, pois era o mais simples possível. Devido que se via muito nos clubes profissionais da época, jogarem desta forma. 
   As características de alguns atletas, que foram aparecendo, houve adaptações no sistema, para que todos pudessem jogar sem prejuízo aos resultados. Tais como, marcação, velocidade, idade, resistência física.   E a própria importância do time, no cenário, no meio futebolístico. 
  Logo em seguida, com o amadurecimento do grupo, foi se definindo um esquema para cada jogo. O elenco era grande, com maior qualidade individual, e desta forma, é que foi atingido números no resultados difíceis de serem batidos. Tais como série invicta que ultrapassou a casa de 1 ano e 54 jogos sem perder.
  Nos dias de hoje, praticamos um futebol, quase que universal. Praticamos o tão famoso duas linhas de quatro argentino. A diferença que temos variações ofensivas, tanto com um centravante de referencia e o outro pelos lados ou com dois atacantes veloz. Acompanhado de jogadas de escanteios, faltas, e contagolpes defensivos. O elenco faz e muito bem as duas linhas, quando fica sem a posse da bola, e tecnicamente se porta bem com ela. 
  Este sistema, sofrerá algumas variações a partir dos próximos jogos. Será implantada, acompanhando o mesmo perfil do sistema, adiantando um da segunda linha, para que o time fique mais encorpado, dependendo do adversário. Dentro do próprio jogo, saindo de duas linhas de quatro, para um 4 x 3 x 1 x 2, com os mesmos jogadores. A tendência é que dentro de 6 á 10 jogos, isso comece a funcionar normalmente.