segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ENTENDER PARA ATENDER...

    Logo quando me chamaram para ser o técnico do time, a equipe que eu mais admirava, era o time do Corinthians do técnico Parreira. Baseando naquele padrão de jogo, que nada mais era que, priorizar a posse de bola. fui aplicando, e fazendo nosso elenco entender, que a posse de bola é tudo num jogo de futebol. Quanto mais você fica com a bola, menos é a chance de você tomar gol. Naquela época o time individualmente era muito fraco, em outra palavras "sem noção". Mas, da forma como é fácil jogar neste sistema, o time logo foi  pegando padrão. Á linha de quatro zagueiros, tem que ter noção de posicionamento. Os laterais sem a função obrigatória de ir á linha de fundo, não pode levar bolas nas costas, pois neste esquema, eles marcam e fazem parte da saída até o meio campo e nada mais. Os dois zagueiros, tem que ter ciência de posicionamento. Além de que, os quatro tem que ter uma certa técnica, estando com a bola. Já no meio campo, foi a parte mais difícil, para ser entendido. Tinha jogador que preferia cobrar lateral para o adversário, do que jogar a bola para trás. Até que um dia eu perguntei se ele não tinha crédito nas Casas Bahia, para comprar um televisor, e começar a assistir jogo do Brasileirão. Os que não teve como entender de como jogar, fomos separando, logo depois dispensando. Até que hoje o time tem a paciência necessaria, para ficar rodando a bola, o tempo que for preciso, até que o time se posicione. Antes o ataque queria a bola em todos os lances, ficavam gritando pedindo a bola. Tinha jogador que ouvia o atacante gritar, mesmo marcado, jogava para ele. Até que um dia eu disse, se você tocar, quando ele gritar e não na hora certa, eu saco é você do time. Já o ataque, aprendeu a ter paciência e esperar a hora de receber, principalmente quando tem mais gente nossa, junto a ele. No último ano, foi que os três compartimentos, ataque, meio campo, e defesa, entenderam. Foi quando  que o time bateu recordes de vitórias e número de gols marcados e o menor numero de gols sofridos em uma única temporada. Ouvi do Jair da Costa o seguinte : quantas vezes por semana você treina este time? Ouvi de um jogador do Sem Nome de Itapevi: quanto mais eu jogo contra vocês, mais me enche os olhos de vê-los jogar. Ouví sábado em Indaiatuba: é o time que tem o toque de bola mais refinado que eu já vi jogar aqui no XV. etc.
  Para quem não concorda, é só ver o show que o Santos levou do Barcelona, e o grande segredo e manutenção de posse de bola. Eles mais jogam de lado e para trás, do que em vertical, mas quando o jogo vira vertical, é mortal. É só saber o momento, e isso faz á diferença entre um jogador comum do diferenciado.
   Por isso sempre acreditei e sempre tive convicção, deste tipo de padrão.

1º jogo do ano, será um clássico da várzea....

  A primeira partida do Reumatismo Máster,  no próximo ano será no dia 21 de janeiro. E logo de cara um jogaço, em Mairinque, contra a Eternox F C. O horário do jogo será as 15,00 hrs, no campo da Eternox.
  Este jogo foi acertado entre o diretor de Futebol do Reumatismo Máster e o Sr Paulo, presidente da Eternox.  Como estaremos de férias, é preciso que cada um se cuide no máximo, para que possamos voltar bem fisicamente.
   Boas férias.

Vai ficar para sempre, guardado em nosso cantinho da saudade.....









Aos nossos co-irmãos.....

 Ao Independente de Osasco, ao E C Portão de Cotia,
ao Sem Nome de Itapevi, Ao 7 de Setembro F C, ao Saudade de Cotia, Ao Aliança de Baruerí, ao Rubro Negro de Osasco,  ao Saudade de Baruerí, ao Copercotia, Ao Amigos dos  Amigos F C, ao Casmi de Mairinque, Ao San Remo F C de Pirituba, etc
   É o que desejamos nós da família Reumamaster, aos nossos adversários e que em 2012, se encontramos por várias vezes.

BOAS FESTAS AOS NOSSOS DEFENSORES (REUMATISMO MÁSTER)...

   Parabéns á todos os nossos defensores, laterais e zagueiros, pelo ano de 2011, e que em 2012, consigamos manter o nível e se possível melhorar. Em sequência nas fotos estão os seguintes atletas: Macuco, Carlos, Paulo César, Ismael, Nilson, Dr Fernando, Eder, Cicero, Aguinaldo e Cardoso.
  O desejo de Boas Festas, para todos e grandes realizações em 2012, é da nossa diretoria.