segunda-feira, 1 de julho de 2013

"Segundo semestre, terá o 3 - 5 - 2"

  Já há uns anos, mais ou menos cinco, que o futebol força vence o futebol arte. Veja o que o Chelsea da Inglaterra fez com Barcelona e Real Madrid, e que o Bayern fez com os Milan, Baça e Real. E por fim, o que o Brasil fez com a seleção da Espanha. 
    Mas, na categoria máster, sempre prevalecerá o futebol arte, ou seja, o de posse de bola. 
    Vejo isso com clareza, pois na minha idade, de sessenta e poucos anos, há mais de vinte nesta categoria, nada mudou, sempre prevaleceu a técnica e muita posse de bola. 
    No Reumatismo, os que não conseguem entender  isso, sofrem muito. As vezes o jogador já mudou de categoria, no que diz respeito ao condicionamento físico, e mentalmente ainda acha que está na categoria "esporte" idade livre.
    A tendência de trocar a bola, não importando para que lado, ou para frente e para traz, como acontece em todas as categorias inclusive a profissional, é mais utilizada nos dias de hoje.
    Vejo como exemplo os dois últimos jogos do Reumatismo, onde o Leões do Morro e o Brasília, times basicamente  de jovens, pegavam a bola e jogavam só para frente. E todas as jogadas morriam nos pés dos defensores do Reumatismo. Faltando a paciência de saber a hora certa de atacar, facilitando e muito nosso trabalho.
    Iremos aplicar o sistema 3 - 5 -2, a partir dos jogos do segundo semestre, e naturalmente quem não entendeu o principio básico de domínio da bola, terá serias dificuldades de se manter no time principal. No meu modo de ver é o sistema mais fácil de atuar, desde que todos tenha consciência de dominar o meio campo. Como o Reumatismo em toda sua existência jamais jogou neste sistema, vejo dificuldades nos próximos jogos.

"Fominhas"


"Jogos em casa em 2013"