sábado, 29 de dezembro de 2012

"Nosso blog, nosso orgulho"

       Nosso blog, nasceu para ser uma ferramenta de comunicação, entre o elenco e a comissão técnica.
       Um certo dia, começamos a perceber, que ele era muito mais que isso.
       As veracidades das opiniões aqui ressaltadas, passaram a ser questionados por nossos blogueiros do Brasil todo.
       Todos os sábados, por volta das 19,00 horas, o blog é alimentado com o resultado do jogo, daquele dia. Quando isso não ocorria,  ou atrasava, recebíamos telefonemas para saber o que tinha acontecido.
        Além de outros clubes com o mesmo nome, questionando o nosso slogan "O Maior de Todos", e outros que diziam que nós éramos filhos deles.
        Mas, o mais importante, é que essa ferramenta, serviu para difundir nossa marca em todo o Brasil, ao ponto de 39.000 pessoas, assistirem a cada jogo nosso, direto do México.
        Hoje já ultrapassamos a casa de 35.000 acessos mês, tornando uma ferramenta quase pronta a ser explorada financeiramente.
        Recebemos mais de 30 comentários dia, 200 postagens, vários telefonemas, muitos e mails, no fale conosco.
        Já trocamos experiências com clubes que desejam fazer um blog, como o nosso. 
        Certa vez, nossa diretoria em uma reunião com um clube tradicionalíssimo no interior, seu departamento de marketing, nos disse, que seu blog tinha 6 anos, e que já tinha alcançado a meta de 3.550 acessos mês, e estavam lisonjeados pelo feito. Tivemos que esconder a verdade, sobre nosso blog, pois com 3 anos, já tinha ultrapassado a casa dos 30.000 acessos.
        Nosso blog é nosso orgulho, e não vamos parar por aqui. 

"SALA DE REDAÇÃO"

    O futebol brasileiro, atravessa um momento de transição importante.
    O que me parece, apesar de estar bem no início, é a profissionalização de gestão e gestores. 
    As receitas dos clubes se multiplicaram, e a situação econômica da Europa, estão fazendo com que nossos jogadores permaneçam por mais tempo no país.
    Além de que, os departamentos de marketing dos principais clubes, começam a perceber a força de suas marcas.
    O que se precisa, é que realmente os clubes passem a ocupar o que lhes é de direito, uma cadeira importante, de comando, nas Comenbol, CBF, da vida.
    A Comenbol, leva 10% de cada arrecadação e a CBF 5. 
   Segundo uma reportagem na UOL, o presidente do Corinthians e do Fluminense, disseram que a Libertadores dá prejuízo. A TV, paga quantias irrisórias aos clubes, 1/3 do campeonato Paulista e Carioca.
   Certa vez ouvi, de um presidente de clube, que ele iria acabar com o grupo dos treze, e não entendi. Agora sim entendo, pois seu Clube na época ganhava 16 mi de cotas da TV, e agora com negociações próprias, alcançou no ano de 2012, 120 mi. E a principal função desse grupo era de negociar as cotas.
   Poderiam se juntar com ele, os demais, e se tornarem mandatários da CBF.
   Enfim, as coisas começam a clarear. Pena, que ainda não são todos, que enchergam o caminho. O que nos assusta, pois estarão fadados a se apequenar. Caso de Botafogo, Vasco, Palmeiras, Bahia, Coritiba, Cruzeiro.
   Opinião aqui é dos membros da "Sala de Redação".