quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

"Jogo em Pereiras - SP"

   Atletas que confirmaram presença no jogo de sábado em Pereiras - SP, são os seguintes: Roberto, Nilson, Mário, Cícero, Deusdete, Edson, Valmir, Monteiro, Silvio, Linguiça e Fuminho.
   Os atletas Valmir, Roberto e Mário, encontrarão a delegação lá em Pereiras, no estádio do União. Os demais sairão de nossa sede as 8,00 horas.

Razão, coração e sinceridade.

   Incrível como estas três palavras ficam diferentes, dependendo da ordem, da função, e da forma de entender de cada pessoa.
   No caso de serem usadas por um treinador, ou de um torcedor, ou de um atleta ou de um dirigente de clube.
   O difícil é ser entendido, no caso a função seja um treinador
   O importante é sempre agir com convicção, para que nunca fique em sua cabeça, um ar de arrependimento.
    Principalmente no esporte "futebol", que tudo que parece que "é", com certeza  "não é". 
    Na intimidade, todo o atleta acha que está muito "acima" do que realmente é capaz. Isso tem o lado bom, devido a sua confiança, que está sempre em alta, mas, o lado ruim é muito maior, pois quando ele cai na realidade, dificilmente levanta de novo sua alta estima.
    A razão aplicada por um treinador, é a mais difícil. Pois em cada elenco a heterogeneidade técnica existe, e a homogeneidade familiar do grupo também, e as palavras proferidas ou atitudes, acabam dificultando o relacionamento. Por isso que se pisa em ovos, quando se trata de time amador.
    Neste caso está as três atitudes, Razão, Coração e sinceridade.
A razão é escalar os melhores para aquele jogo, pois depende do adversário, do sistema, do campo etc.
    Os atletas que "si acha", dificilmente entendem, pois esses são normalmente desequilibrados emocionalmente. 
    Já atitude usada com o Coração, é mais paternalista. E a mais difícil de ser usada, desde que a forma de decisão sempre é "melhor para o grupo".
    Já a sinceridade, logo em seu principio ela "doe", em seguida com o decorrer do tempo, se entendida fica de bom tamanho, mesmo para os que "si acha", não ficando arranhões no relacionamento.
    Como treinador, sempre utilizo as três, desde que o objetivo seja a seguinte ordem: 1 º  bem do escudo "Reumatismo". 2 º  bem do grupo. 3 º) Bem individual. 
     Espero que tenha sido clara as minhas explicações caro Sr Antonio de Lima, da cidade de São Francisco do Sul SC, morador da Rua Presidente Vargas, que é técnico de um time de máster por nome de "Franciscanos F C", e que está em um dilema, na Razão, Coração e Sinceridade.
     Não esqueça que a convicção é a arma do negócio. Para se ter ideia do que já aconteceu em nosso clube, fiz 11 coletivos e 4 amistosos, para montar o time para uma competição internacional, chegando na partida mais difícil devido o adversário, teve atletas que eram titulares e nem participaram do jogo. Na minha cabeça não mudou nada, pois a convicção para aquele jogo era aquele sistema. Sempre utilizando a ordem dos três "bens". Não me preocupo com o que pensa o atleta, pois sempre faço ver, com as minhas atitudes, que ele para mim é na ordem, o terceiro fator.
   Sempre me perguntam, que se com essa atitude, afeta a união do grupo. Se percebo alguma coisa neste sentido, afasto do elenco, deixo no banco ou dispenso. Pois, se o objetivo é para o bem comum do escudo, por que darei importância para o individual. Não importa quem quer que seja, lhe aconselho deixar o coração de lado, e mandar procurar time.
   Na foto é uma paisagem do "entardecer", serve para se ter como exemplo de vida esportiva, tudo chega ao fim, mesmo as coisas repetitivas como nossos dias, por isso se coloquem nesta rotina, para sofrerem menos.