Explicando em miudos.
A pressão em um time de futebol, onde o elenco é muito grande, como o nosso, por exemplo, a psicologia nos orienta, levando em conta, á frase acima. Quando diz ( Você é, age, pensa e sente de uma determinada forma). Nós somos, agimos e pensamos que sempre somos melhores do que os companheiros. Estamos falando apenas, na questão da prática do futebol. Em outras palavras, somos egoístas. Quando diz: (Precisa conhecer, energéticamente, á influência, ou como é influenciado, pelo seu eu, ou pela sua atividade externa). Nós temos que ter conhecimento desta influência, que nos faz agir diferente, dentro do grupo em que convivemos. Muitas das vezes a vida pessoal, faz com que a gente leve para dentro do grupo uma forma em que as demais pessoas não nos aturem. Por isso existe o chefe, em nosso caso o técnico.Depois de várias palestras, uma com a Univercidade do Vanderley Luxemburgo, aprendi o seguinte: Em um grupo de 20 atletas, normalmente, 10%, tem o egoismo no sangue, sente que é melhor que os demais. Se ele for craque e não entender, tem que passar seu passe para o adversário. (pois estes casos são os que desmembram grupos coesos). Se for um jogador mediano, mas, importante, tem que dar um chá de banco de forma impiedosa. Se não surtir efeito, tem que ser afastado. Existe o influenciado pelo sua atividade externa. Neste caso, se a pessoa passa por problemas pessoais e muitas das vezes financeiros ou qualquer tipo de problemas negativos, tem que ser tratado de forma diferente. Por exemplo com conversas, se for usado todas as artimanhas e não der o resultado esperado, a forma é a dispensa temporária.
Já tivemos casos, em que a solução foi a dispensa. Casos de egoismo, por exemplo ( sou o melhor) , e tambem caso de influência (quando o time ganhou, ganhei, quando perdemos, vocês perderam) e caso de influenciado (se a semana foi boa, risos, quando ruim, brigas). Não temos dúvidas nenhuma, que não erramos nas posições tomadas. Pois os quatro foram afastados, e nossa coesão de grupo esta maravilhosa.
No dia de hoje, começa á aparecer um problema. Não se esquecendo, que basta ficar dois jogos sem aparecer, e sem comunicar a comissão técnica, e será automaticamente afastado. (está em nosso regulamento) Estamos com 22 jogadores no elenco, e três convidados, conforme necessidade detectada pela comissão técnica para cada jogo. (Obs.- está no regulamento). Ou seja, não adianta fingir de nervosinho, pois será dois trabalhos, ficar e desficar.
A questão de nosso elenco, reconheço é muito bom, mas, sabemos que nossa lista de espera, supera a casa de 30 atletas, e todos com capacidade de serem titulares.
Em outras palavras, sou um treinador muito feliz, pois a cada jogo, a cada circunstância, tenho um elenco, na qual mudo o sistema, mesmo dentro do jogo, pois nosso elenco é composto de atletas com capacidade para tal. Mas, estou prestes a descartar maçã podre, que pelo menos passe perto, de estragar o ambiente em que temos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.