quarta-feira, 8 de maio de 2024
Uma história que poucos sabem
Grande parte de nossa história está nessa foto. Por isso temos em nossos arquivos essa obra de arte. Estamos a 13 anos desse jogo maravilhoso, que causou até discussão em programa de televisão. Temos nesse jogo um dos mais lindos gols de nossa história. Éramos felizes e não sabíamos, tínhamos um elenco maravilhoso, desde Paulinho (goleiro) até o ponta esquerda (Márcio), todos amantes do nosso manto. Hoje estamos quase lá, falta pouco. Nesse dia aconteceu um fato que vou revelar agora. Eu era o treinador, escalei o time, botei o que pretendia para aquele jogo e saí do vestiários e fui para o banco. Deixei o camarim como sempre fazia, deixando o capitão "Nilson" falar com o time e fazer as orações. Quando chegou o dirigente da Seleção brasileira e me falou algo que considero abominável. "Edson, hoje é aniversário do Reumatismo, quer fazer um jogo de compadre?, vamos caminhar para um empate?, tem muito torcedores aqui, e ficará feio para o Reumatismo se ele tomar uma goleada". Nós tínhamos pagos adiantados 8 mil reais pela apresentação da Seleção contra o nosso time, o sangue subiu na minha cabeça e lhe disse "volta lá e diga para seus jogadores que se ganharem do Reumatismo eu dou pessoalmente mais 1 mil reais para cada um". Voltei para os vestiários, onde tinha montado um plano de jogo inicial, o qual era conservador, e botei o time para cima e gritei o tempo todo para que goleássemos a Seleção. E passei o jogo todo irritado. Final de jogo, 3 x 0 para o Maior de Todos e um verdadeiro bombardeio e ficou constatado um massacre. Só deu Reumatismo.
Atendendo Blogueiros
R:- Tenho a impressão que te conheço, pois conversei com uma pessoa com esse sobrenome lá em Anastácio quando jogamos lá pela 1ª vez. Nosso basquete era fortíssimo, em décadas passadas, Sírio, Pinheiros, Hebraica, Corinthians ETC. Vários destes times foram repetidas vezes campeões do mundo. Quando começaram entrar empresas no esporte o basquete chegou no fundo do poço e está até hoje. O mesmo processo está passando o futsal, e em pouco tempo também chegará ao fundo do poço. Um esporte inventado por nós, hoje times da África da Europa já dividem conosco os títulos mundiais. Já no futebol o maior esporte do mundo, onde emprega o maior números de pessoas de todas as profissões, as coisas estão indo por caminhos diferentes e muito perigoso. Aqui em nosso país, são vários os problemas. Temos gigantes do nosso futebol que nunca foram campeões do mundo, não por não terem forças e sim pela diferença entre o futebol que é praticado nos continentes. Aqui, jogamos em campo sintético, na maioria das vezes por erros de construção das arenas, pois em nosso chão tudo que se planta dá. Veja um jogo na várzea ou no profissional a diferença que dá em um realizado no sintético e outro no gramado natural, parece outro esporte. No último mundial, nosso Fluminense, melhor time das Américas, foi presa facílima para o City com um time praticamente reserva. Outro problema é as empresas "SAF" como o Atlético Mineiro, Bahia, Cruzeiro, Botafogo ETC, ou semi safs como o Palmeiras, Atlético PR, Coritiba, Vitória, por que não são campeões em todas as competições que disputam? Podemos dizer, que na Inglaterra os poderosos são todas empresas, sim podemos, mas, por que não ganham todos as competições internacionais? Pois na Espanha e na Alemanha não são e competem com mais força do que essas SAfs. E Portugal, são todas e não ganham nada. No Brasil, os donos da SAFs só viabilizam ganhar dinheiro e não pensam nas instituições. Vejam o caso do presidente do Botafogo, disse coisas absurdas sobre a lisura de nossos campeonatos e o que aconteceu com ele? O Ronaldo fenômeno ex proprietário do Cruzeiro, ficou mais rico 450 milhões e ainda disse que agora que vendeu o Cruzeiro vai parar de tomar remédio. E o futebol brasileiro, quem está preocupado?. Se pensam que estamos evoluindo, devido o público cada vez maior nos estádios, se enganam, pois a diversão mais barata e uma partida de futebol. Se pergunte? Cadê a Ferroviária, XV de Piracicaba, Portuguesa de Desportos, Guarani, Ponte Preta. Cadê o Bangu, cadê o Ferroviário CE? ETC. Cadê a nossa Seleção Brasileira, estou dizendo em todas as categorias? Saudades de DR Paulo Machado de Carvalho?, deve estar se revirando no túmulo. Cadê a união dos dirigentes de nosso futebol? Cadê o amor por nosso futebol, cadê Pelé, Tostão, Gerson, Rivelino? Cadê os homens despojados do dinheiro?
Dando moral a quem mais merece
R:- É um prazer muito grande para os reumamasteres, ter pessoas como você que acompanha nosso blog. Falar em política em nosso blog não é nosso foco, mas naturalmente acompanho a política de alguns países par e passo, mas, aqui no Brasil acompanho de minuto a minuto. Já aí em sua nova terra acompanho com muito carinho. Para mim Ronald Reagan foi o melhor, ele venceu as eleições em todos os estados menos em um que foi o de Minnesota. Coisa que nunca aconteceu nos Estados Unidos. Para mim o maior conservador do mundo, ele criou o 11º mandamento, "que um conservador não poderia confrontar outro". Bem diferente aqui em nosso país, onde os próprios sujeitos de direita se vende para oposição. Teria quase um ano de assuntos para ficar falando de Reagan.