Uma das coisas que me incomodam, é como nossa imprensa, trata o assunto "debandada de atletas".
Toda janela de transferência, dezenas de jogadores brasileiros saem do país para atuar em outros continentes.
A pergunta é, se vários jogadores saem por que os clubes estão endividados?
Veja você, estamos em um circulo vicioso, se vendemos tá complicado, e se não, as coisas ficam piores.
Vocês sabiam que na "LEI PELÉ"
tem 11 parágrafos, que tratam desse assunto, e é aí que está o problema, onde me deixa indignado, por ninguém falar, principalmente nossa imprensa.
Quando um clube quer comprar os "direitos federativos de um atleta", e o proprietário não quer vender, existe uma multa rescisória. Até aí tudo certo, o que está errado é a vinculação do salário ao valor da multa.
Isto acontece na maioria dos países desenvolvido do mundo. Aqui na América do Sul, prevalece no Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.
Entendam o problema: Um atleta que aos 16 anos tem indícios que vai ser craque, obrigam os clubes a pagar salários astronômicos, para que ele não saia de graça para outro clube. Se vingar tudo bem, mas, segundo uma pesquisa feita pela folha, junto aos clubes do dia 10/04/2007, de cada 26 "supostos á craque"1 vinga. Os demais ficam encostados, na maioria, jogam em seus clubes, mas ganhando salários astronômicos.
Tem casos que o clube não atenta a esse quesito, seu jogador sai de graça, caso específico como exemplo do Oscar (selecionado Brasileiro), que saiu de graça do São Paulo para o Internacional.
Outro exemplo, ex atacante corintiano "Lulinha", que diziam que seria o novo rei, e o Corinthians pagava para ele, na época, salários absurdos e ele não jogava nem no time principal. Ele não vingou e o prejuízo é incalculável.
Até quando ficaremos refém dessa lei, até quando ficaremos sem ouvir falar desse assunto.
Aí dizem, o clube tal, os jogadores dos juniores são todos de empresários. Por que o time tal só tem 10% dos jogadores tal e tal.
O futebol está em um circulo vicioso, se ficar o bicho come se correr o bicho pega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.