sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Cortisonas





 

Série "Os melhores jogos da temporada de 2025" 3º capítulo

Dando sequência na série "melhores jogos da temporada 2025" vamos dar ênfase ao jogo de 06/04 no Paraná. Enfrentamos e vencemos a Seleção de Master de Palmeira por 2 x 1. Pode se considerar o tal do jogão. Muito equilibrado, mas o Reumatismo 60 foi um pouco melhor. O time foi à campo com:- Teteu, Edenilson,  Deusdete, Samuca e Claudeir. Vanderlei, Paulo César, Everaldo e Edu. Tulik e Nilson. Entraram nesse jogo Piva, Bahia, João Martins, Henrique e Ismael. Os gols foram de Tulik e Everaldo.  Até o momento os três jogos citados foram fora de casa.
 

Havana

Fim de ano melancólico

  Estive fazendo um retrospectiva de cada posição, desde a nossa fundação da categoria 50 anos. Cheguei a conclusão que temos que melhorar e tem que ser a partir deste sábado. Estaremos computando quem erra os passes. Aliás, erros de passes em profusão é de quem nunca jogou bola na vida. E não adianta dizer que ninguém se desloca para receber, um exemplo o goleiro está sempre livre. Errar passe tocando para trás é outro sinônimo de que nunca chupou laranja com gente importante. O ano que vem teremos compromissos terríveis e se não melhorar o nível do nosso 50tão, nosso nome vai pro fundo do poço.  Conheço jogadores que não sabem ficar na reserva, quando sai acha ruim, que até montou time para ser titular. Precisamos melhorar ou teremos novos times em quantidade enorme. Teremos na várzea times minúsculos em quantidade grande. Enchemos de orgulho ver o time em Campo Grande, erramos 11 passes na 1ª etapa e 9 na 2ª, e não estávamos brincando de bobinho, até por que vencemos de 6 x 0. Espero que mantenham os números. 
 

Assistam esse React de Palmeiras e LDU

Série "As melhores do ano"

Voltando na série "Os melhores jogos da temporada de 2025". Vamos destacar o jogo realizado na zona leste no dia 29/03, onde o Reumatismo venceu por 3 x 0 a Portuguesa de Desportos, jogando uma partida quase perfeita. O time foi à campo com:- Carlão, Edenilson, Deusdete, Zé Paulo e Claudeir. Vanderlei, Paulo César, Alemão e Alexandre. Nilson e Tulik. Participaram deste jogo Deca, Cícero, Samuca, Deca, Piva, Martins. Os gols foram de:-  Nilson 1 e Tulik 2. Observando que os dois primeiros da série "Os melhores jogos da Temporada 2025" foram fora de casa.
 

Você sabia?

Você sabia que:- que dos 40 jogos realizados pela equipe do 60tão, nosso atleta Vanderley participou de todos.

Você sabia que:- O Tulik fez 14 gols pelo 60tão e 2 pelo 50.

Você sabia que:- O Edenilson marcou seu 1º gol com a camisa do Reumatismo no jogo contra o Grupo Negreiros em Campo Grande.

Você sabia que:- Que o Gel (centroavante de Sinop) tem a maior média de gols da história do Reumatismo. Estamos falando de 1.5 por jogo.

Você sabia que:- Na temporada de 2025 o time do 60tão jogou por 40 vezes e o 50tão 38. Entretanto o objetivo é de 42 em cada um das categorias.
 

Série "os melhores do ano"

   Hoje, vamos começar relembrar os grandes jogos do Reumatismo 60 na temporada de 2025. O 1º jogo onde o time brilhou intensamente foi no dia 08/02 jogando em Porto Feliz, contra nosso terrível adversário o Ararita FC. A vitória foi contundente, mas o jogo foi pau a pau. O time foi à campo com:- Teteu, Edenilson, Nenê, Robles e Claudeir. Deusdete, Vanderley, Alexandre e Piva. Nilson e Tulik. Participaram deste jogo Martins, Eudes e Edu. Os gols foram de  Tulik 1 e Deusdete 2.
 

EVARISTO DE MACEDO!

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

60tão:- foto emblemática


 Esses dois times, nos proporcionaram um jogaço de bola em Campo Grande. O adversário e o Reumatismo encheu os olhos de todos.

Reumatismo 50 para 2026

Na recepção do sábado em Campo Grande, sentado em uma rodinha de aficionados por futebol de master, quando perguntado sobre o nosso 50, disse que era o time com os piores resultados da nossa história. Mal sabia eles, que o time que iria entrar em campo era monstro. Conforme vinha falando há cerca de 4 meses, para as pessoas que me rodeia as contratações seriam inevitáveis. O time tocou tanto a bola sem erros, que me encheu os olhos. Trocavam de posições constantemente em uma rotação absurda. Era muitos craques para um time só. E é desta forma que pensamos ver o Reumatismo "50" para sempre. Temos que ter 17 a 19 titulares, para quando machucar alguém ou faltar não ter problemas. Vamos começar neste sábado a marcar erros de passes individuais, depois disso vamos confrontar com o time que jogou em Campo Grande.
 

Foto histórica


 

Blogueiros na pauta

Acumularam várias perguntas e pedido de opiniões sobre política, desta forma atenderemos de forma Ping Pong.

1°) Qual a sua opinião desse embate entre Brasil e EUA? R:- Trump quer diminuir a aproximação da China com países sul-americanos. E a esquerda aqui no hemisfério sul esta perdendo a força aceleradamente. Chile até o final deste ano será totalmente de direita e vai ficar Colômbia e Brasil. A Venezuela é questão de horas. Aí será o fim desses países Narcoterroristas.

2°) Você acredita que o Trump gostou do Lula como a esquerda está falando? R:- Quando Trump foi eleito, o pudim de pinga nem teve a coragem de ligar dando os parabéns. Disse ainda na época que o Trump era nazista. E continua falando bêbado é claro que quer fazer negócios sem ter o dólar como referencia.

3°) O que você achou do confronto no Rio entre a polícia e os traficantes? R:- Achei muito ruim, morreram poucos traficantes para o meu gosto.
 

Bandeira de Osasco e do Reumatismo

As Cortisonas estiveram em Campo Grande e deram show, na gravura ao lado mostram elas segurando as bandeiras do Reumatismo e de Osasco.
 

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Planos para 2026

   Parte do planejamento de 2026, já foi concluído. A decisão de contratar um novo treinador, para tocar o 50tão junto com o Deusdete, já foi executada. Sendo que essa lacuna estava sendo notada pela diretoria a pelo menos 120 dias. Desta forma veio o Joaquim que já trabalhou no Reumatismo e sabe como funciona. Nesta semana aconteceria uma reunião para saber de como será a execução da próxima pauta, mas foi adiada devido o problema acontecido com o Nenê e a viagem do Joaquim. Essa reunião deve acontecer na próxima semana.
 

Você Partiu Meu Coração

Resumo


 

Metade da foto


 

Delegação "foto em giz"


 

Me perguntaram?

   Me perguntaram hoje na academia, o que se leva de um amistoso como esse. Cada viagem tem a sua história. Veja nas gravuras ao lado, foi uma viagem para o Paraná, onde o time ficou horas e mais horas no engarrafamento. Estávamos viajando no sábado o jogo seria no domingo, jogaram muito e venceram. Ninguém reclamou, mas o cansaço era evidente. 

Já no jogo de Campo Grande, a viagem era de avião, menos tempo. Viajamos no sábado pela manhã, descansamos e no domingo, vencemos as duas partidas. Mas, o que me chamou atenção foi que dois atletas nunca tinha voado. Isso sim me marcou.
 

Nossas lindas torcedoras


 Apoio total em Campo Grande. Elas foram para fazer o time vencer. Impuseram beleza, alegria em nossa viagem.

Expeliu a pedra (Nenê)

    Mesmo com muitas dores, nosso atleta, e diretor Nenê, participou de tudo. Apenas não jogou. Mostrou o que é ser Reumatismo. Obrigado amigo. Seu problema era cólica Renal. Graças a Deus no dia de ontem expeliu e agora é só continuar o tratamento para curar a infecção urinária.
 

Quem transportou os campeões?


 

Alegria após a vitória


 

Só alegria


 

Festança pura


 Depois de uma vitória maravilhosa, jogadores do 60tão extravasam merecidamente a alegria de vencedores.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Cortisonas em Campo Grande


 

Golaço de Dinho em Campo Grande


 

50tão:- comentando campo grande

      Nossa temporada do 50tão é muito ruim. Para isso o time foi bastante reforçado para o jogo de Campo Grande. Tivemos 5 reforços, desta forma o time sobrou em campo. Teve o domínio do jogo o tempo todo. O time ficou leve, marcador, o sistema tático montado funcionou, erros de passes zero e sobrou qualidade técnica individual. O placar de 6 x 0 mostrou justiça do que vimos em campo. O time foi à campo com:- Teteu, Samuca, Márcio, Anderson e Marcio Flamenguinho. Deusdete, Dinho, Aldinho e Marcelo. Gel e Galinho. Participaram do jogo Nilson, Vanderley, Edenilson, Paulinho e Claudeir. Os gols foram de Gel 2, Aldinho 2, Tulik e Dinho. O gol do Dinho foi um espetáculo. Parabéns á todos os envolvidos nesse jogão de bola.
 

60tão:- Atacantes em Campo Grande e suas notas

Nilson, Tulik e Paulinho, da esquerda para a direita. Foram os atacantes utilizados em Campo Grande na vitória do 60tão por 2 x 1. Tulik e Nilson saíram jogando, depois virou Paulinho e Tulik e por fim Nilson e Paulinho. Essas foram as mudanças, mais por cansaço do que outra coisa.

As notas são:- Paulinho "JR", Nilson 9,00 - Tulik 9,25 (8,75 + 0,50).
 

60tão: defesa em Campo Grande e suas notas

Foram utilizados 6 jogadores no sistema defensivo no jogo em Campo Grande. Da esquerda para a direita em cima:- Edenilson, Marcelo, Samuel. Em baixo:- Claudeir, Anderson Robles C e Vanderlei. As dificuldades de adaptação com o piso e tamanho de campo, além da demora de encaixe de marcação, geraram muitas mudanças durante o jogo.  Saíram jogando Edenilson, Marcelo, Samuca e Claudeir. Rapidamente o Anderson saiu da volância e  veio para a Lateral direita. Ficando:- Anderson, Marcelo, Samuca e Claudeir. Esse time foi até o final do 1º tempo.  Voltou para a 2ª etapa:- Claudeir, Marcelo, Samuca e Vanderlei. Em seguida o Samuca foi suspenso e ficou:-  Edenilson, Marcelo, Anderson e Claudeir. Com a volta do Samuel o time ficou assim: Claudeir, Marcelo, Samuca e  Vanderlei.

As notas:- Edenilson "jR", Marcelo 9,00 - Samuca 9,00 - Anderson "JR" - Claudeir 9,00 - Vanderlei "JR"
 

60tão:- meio campo em Campo Grande e suas notas

Na foto estão os jogadores utilizados na meia cancha no jogo em Campo Grande. Da esquerda para a direita estão: Acima "Anderson Robles C - Deusdete - Dinho - Vanderlei" - Abaixo - Paulinho - Martins - Edenilson.
   O jogo foi um quebra cabeça terrível, devido o tempo que demoramos para encaixar a marcação. Saiu jogando "Vanderlei, Deusdete, Anderson e Paulinho". Antes de 10 minutos, devido a velocidade do ponta esquerda, passamos o Anderson para uma marcação individual, levando o lateral direito Edenilson para a meia cancha. E assim foi até o final da 1ª etapa. Com essa mudança as coisas se ajustaram e encaixamos a marcação. Voltou para a segunda etapa a meia cancha era a seguinte: "Vanderlei, Dinho, Deusdete e Paulinho", passamos a marcar melhor, ficar mais com a posse e com a distribuição mais inteligente, passamos a ter mais chances de gol. Logo em seguida o ponta esquerda sentiu e pediu para sair. Desta forma mudamos para "Anderson, Dinho, Deusdete e João Martins". Logo em seguida ameia cancha ficou "Dinho, Anderson, Deusdete e Edenilson". E assim foram as várias mudanças que tivemos. As notas são as seguintes:- Dinho 9,00 - Deusdete 9,00 - Anderson 9,00 - Paulinho 9,00 - Edenilson  8,50 + 0,50: 9,00 - Vanderlei 9,00 - Martins 8,75. 

Senta que lá vem história

   Como é de costume, nessa série "senta que lá vem história", não vamos nominar ninguém. Hoje vamos falar de uma sinergia absurda. A delegação do Reumatismo estava na VIP, prontinha para embarcar, quando uma pessoa muito simpática, pediu para fotografar nosso distintivo. Em seguida perguntou sobre nosso time, para onde estávamos indo, iriamos jogar contra quem. Depois de tudo isso, perguntamos de que time ele era e convidamos para que ele jogássemos para nós em Campo Grande. Ele aceitou e foi passado os endereços onde ele deveria se apresentar. Enfim, chegou a hora do jogo, ele estava lá conforme o combinado. O time já estava escalado daqui, mas, tínhamos uma dúvida na meia cancha. E parece que estava tudo acertado, ele foi para a zaga e nosso volante que ali jogaria foi para a sua posição de origem. Claro foi uma aposta, que deu 110% certo. O homem jogou muito, sem nenhuma falha, foi perfeito, guerreou como nós, incorporou nosso manto como se jogasse a 10 anos com ele.
 

Chegada em Campo Grande


 Compre uma caneta e um caderno, vem comigo que você passa de ano.

Guerreiro por nome de "Nenê"

    Em campo Grande MS foi só alegria?, não, não foi. O que nos deixou muito incomodado foi ausência do Nenê. Estava presente de corpo e alma, mas, baleado, amoado, com fortes dores de uma maldita cólica renal. Foi medicado e de forma muito forte e nada resolvia. Mas, estava lá assistindo seus comandados e seus amigos que jogavam por ele. As dores não passavam e ainda continua. Nosso guerreiro ainda sofre neste momento, foi para o hospital ontem de novo, aqui em nossa cidade. Segundo os médicos tem uma pedra que obstrui o canal, foi medicado e agora é só aguardar que ela saia normalmente.
 

Sentiram a força do Reumatismo Master

  Em postagens anteriores, nosso blog disse que Campo Grande iria sentir a força de nossa tradição. Nosso 60 entrou em campo com uma vontade inacreditável, com a faca nos dentes. Um corria pelo outro, a vitória era o objetivo. Nosso presidente no momento das homenagens que prestamos para o Gel de Sinop, ex secretário de esportes, disse "entrem lá e me tragam duas vitórias" e foi com esse espirito que o Reumatismo foi para campo. O 50tão foi o que eu falo de exibição de gala, o time estava bem reforçado, Marcelo zagueiro, Gel centroavante, Galinho meio campista, Aldinho atacante, deixaram nosso time leve, muito técnico e extremamente rápido. E os gols foram saindo normalmente, uma aula de como jogar futebol. As três 1ªs bolas que o Gel  "centroavante" pegou, a torcida teria que sair do estádio e entrar de novo. Enfiou 2 jogadores na cara do goleiro e a 3ª fez um golaço. Enfim, a força do Reumatismo realmente foi sentida em Campo Grande.
 

Javier Milei

A esquerda latina está diminuindo dia a dia. Nas eleições do legislativo argentino deu Javier Milei com extrema facilidade. Não deu nem para começar. Agora com o congresso ao seu lado vai ficar mais fácil de tirar da frente os ratos de esgoto. Vamos pra cima da Colômbia e Venezuela e por último os ratos daqui e será o fim deles.
 

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Assistam esse react

Teteu "foi um monstro"

Se preparou muito, nas semanas que antecederam os jogos do Mato Grosso do Sul. E valeu a pena, foi um monstro no jogo do 60tão.
 

Sozinho/Estou Mal/Volta

Saudosa Maloca / Iracema / Trem das Onze

Viola e Voz

Festas das cortisonas



 

60tão:- comentando o jogo de Campo Grande


          Olá, como vão os amigos do blog? Depois de ficar sem postar sábado e domingo, voltamos com tudo. Desta feita para falar tudo, sobre um dos maiores jogos de nossa história, da categoria 60 anos. Campo menor dos que de costume, piso perfeito, grama natural fantástica. O treinador adjunto do Nenê, que teve problemas de saúde nesta viagem,  mandou à campo o seguinte time:-  Teteu, Edenilson, Marcelo, Samuca e Claudeir. Vanderley, Deusdete, Anderson e Paulinho. Nilson e Tulik. Participaram deste jogo João Martins e Dinho. O jogo começou com vários problemas, para nós. Um deles a adaptação no campo menor, o outro o adversário com atletas extremamente velozes e a demora para encaixar a marcação. Nosso treinador percebeu as dificuldades e passou o médio volante Anderson para marcar de forma individual no número 17 Willian que passava como queria, na velocidade pelo lado esquerdo de seu ataque. Na 2ª tentativa, já fizeram o gol que abriu o placar. Com essa mudança, eliminou a única jogada do time de Campo Grande. Passamos a equilibrar o jogo, em seguida a dominar e antes de terminar a 1ª etapa nosso atacante Tulik fez o gol de empate, em uma saída de bola inadequada do adversário. Já na 2ª etapa, com a entrada do Dinho, o time ficou mais seguro, marcava melhor e a distribuição de bolas certeiras, começaram a surgir espaços e chances de gol. E em uma dessas, veio um cruzamento da direita, Tulik subiu e cabeceou, a bola que tinha rumo certo, bateu no zagueiro e Edenilson que pisava na área recebeu a sobra e mandou para as redes. Ele marcou pela 1ª vez vestindo a camisa do Reumatismo e com esse gol conquistamos mais uma vitória sofrida. Parabenizamos à todos que estiveram nessa excursão, e no jogo, pois sobraram na luta, na dedicação, garra e organização tática. Com certeza essa vitória foi uma das três mais importante desde a fundação do nosso 60tão.

Nenê e Piu

Acabo de falar com o Piu, via fone. Segundo ele, está trabalhando, naturalmente protegendo a cirurgia. Me disse que nesta sexta tirará os pontos e iniciará fisioterapia.
 
Falei também com o Nenê, e a situação de nada melhorou. Para se ter uma ideia está se encaminhando para o hospital nesse momento. A febre voltou e as dores também. Se Deus quiser ele estará bem logo. Pensa em cara que fez falta em Campo Grande, isso dentro de campo e fora dele permaneceu amuado, devido o mal estar causado pelas dores. Sofreu um bocado.

No avião


 

Reporte Vanderley "Resenha"


 

Bastidores

   Tudo saiu de forma perfeita, parece coisas de sonhos. Mas, os bastidores devem ser passado pra frente. Na questão, as coisas que atrapalharam foram muitas, só quem sabe são as pessoas envolvidas para tornar algo não transparente. Os bastidores foram bastante complicado. Jogadores que seriam utilizados conforme planejamento da comissão técnica e não viajaram:- Marililton, Piu, Marquinhos, Pardal, Joney, *Nenê. Além da Claudia, esposa do Piu e a Vanessa esposa do Nenê, ambas da Cortisonas. E devido a produção do time na categoria 50 anos, sabíamos que seria bastante complicado, para isso tratamos de reforçar o elenco e isso deu exuberante resultado. Isto posto, tivemos muitas dificuldades com o Nenê, o qual seria utilizado nos dois jogos. Teve uma crise renal já viajando. Chegando em Campo Grande foi direto para um centro de atendimento e as dores continuaram no sábado e no domingo, tendo uma pequena melhora aqui no aeroporto de Guarulhos, já no final da viagem. Tivemos coisas boas inesperadas, como a viagem de Paulinho de carro, saiu de Osasco direto para Porto Epitácio e de lá para Campo Grande. Jogou muito, mostrou a sua garra e seu amor pelo Reumatismo.
 

Delegação do Reumatismo em Campo Grande


 

50tão:- Grupo Negreiros 0 x 6 Reumatismo em Campo Grande


 

60tão:- Grupo Negreiros 1 x 2 Reumatismo em Campo Grande


 

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Marililton não viajará

Acabei de falar com o Marililton e sua situação no que se refere ao seu joelho não melhorou. Desta forma não irá na viagem e portanto a escalação do time titular do 60 terá modificações. Uma perda lamentável.
 

Nuvem escura

60tão

  Time escalado mas pode sofrer mudanças.
 

50tão

Time está escalado, mas pode sofrer mudanças.
 

Egoísmo ataca o Bolonha

Sou amigo do Ari, diretor técnico do 50tão do E C Portão de Cotia, disse que é seu amigo. Me chamo Olavo, sou presidente do Bolonha F C aqui de Cotia, trabalhamos com as categorias 40/50 e 60. Discuti um problema com ele, e me pediu para falar com você. O assunto é chato, mas, incomoda demais, causando dispensa e racha de grupo. Estou falando sobre "EGOS" das pessoas. Segundo ele você sabe como tratar esse assunto com facilidade. Como você detecta as pessoas com essa doença?

R:- Caro Olavo, o Ari é um grande amigo, sabe tudo de bola, administra muito bem seus grupos, tenho grande admiração por ele. O sujeito egoísta é um doente que se acha melhor que todo mundo. Eles usam muito "Eu tenho" "Eu sou" "Eu posso". Exemplo:- Eu tenho tantas coisas. - Eu sou o cara que jogo mais do que fulano e cicrano. - Eu posso fazer isso e aquilo. Na verdade ele pensa que pode. No futebol é a mesma coisa. E o duro que nunca puxam a fila para o caminho da porta da rua. No Reumatismo tinha um atleta, que até sabia jogar em um passado distante, a idade chegou e ele não percebeu, quando acabava qualquer partida, ele dizia "O técnico deles me disse que eu fui o melhor em campo".  Quando falar para seu grupo "quem está mais preocupado consigo do que com o coletivo?".   Se for com ele, pode pedir para sair e não olhar para trás. 
 

Chegou a hora

Faz muito tempo, quase um ano que marcamos esse jogo. E o grande dia chegou, estaremos embarcando amanhã as 9,30 horas do aeroporto internacional de Guarulhos, direto para Campo Grande.
 

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Jogo acertado para o dia 22/11

Ser time grande é outra coisa. Marcamos com um adversário de ponta no futebol de várzea. Atuaremos no dia 22/11 contra o Master São Lourenço SP nas duas categorias. Os jogos serão as 8,30 horas o 60tão e depois o 50. Nessa data enfrentaríamos o Juncal.
 

Juncal jogo cancelado

  A Juncal, a qual tínhamos como adversário no dia 22/11 em Extrema MG, acaba de cancelar o amistoso. O motivo é que a final do citadino será em seu campo. Desta forma trabalhamos para marcar outro adversário.
 

As cortisonas


 

Marililton

 Acabo de saber que o Marililton viaja, mas está com o joelho sem condições de jogo. Segundo o médico está tudo normal, mas o joelho está travando até para subir as escadas. Uma pena.
 

Lins em abril

   Acabamos de receber um convite para jogar em Lins, no aniversário da cidade.  Os jogos seriam realizados a noite, sendo que o 60 começaria as 18,30 e em seguida o 50tão. logo depois uma janta. O jogo já foi confirmado. Só falta acertar se será dia 18 ou 19 de abril